No ambiente corporativo, estratégias que promovem a eficiência e a otimização de recursos tornam-se fundamentais. Entre essas estratégias, as permutas corporativas têm ganhado destaque como uma excelente alternativa.
No entanto, uma série de mitos e verdades influenciam a percepção das empresas sobre sua viabilidade e eficácia.
Pensando nisso, preparamos este artigo para explorar esses mitos e verdades, contribuindo para que as organizações tomem decisões informadas e tirem vantagens dessa prática. Continue lendo nosso texto e saiba tudo sobre o assunto.
MITO. Na realidade, as permutas contribuem para empresas atravessarem momentos de crise sem abrir mão de recursos financeiros, mas não é só isso.
Essa estratégia cooperativa serve para todos os momentos das empresas, impulsionando seu crescimento, na medida em que oferece acesso a produtos e serviços sem a necessidade de “mexer no caixa”.
Além disso, ela permite aos negócios de serviços atuarem em seu tempo ocioso e às empresas de produtos comercializarem seus estoques parados por meio de uma troca vantajosa para todos os envolvidos.
VERDADE. Ao fazer parte de uma rede de permutas, empresas devem definir um valor justo para seus produtos ou serviços, por meio de uma avaliação precisa, que leve em contas os valores praticados na moeda corrente tanto na hora de vender quanto na hora de comprar.
Só assim é possível proporcionar uma troca satisfatória para as duas partes envolvidas em uma negociação, realizando transações ganha-ganha.
Essa afirmação se trata de um MITO, afinal, todos os trâmites fiscais e tributários se aplicam às permutas corporativas, assim como às negociações em moeda corrente.
Por isso, se você está a frente de uma empresa que pratica ou deseja aplicar o sistema de permutas, consulte o seu contador para entender quais são suas obrigações fiscais.
Essa é uma VERDADE incontestável. As permutas corporativas reduzem a ociosidade em empresas de serviço e ajudam as empresas de produto a comercializarem seus estoques parados.
Além disso, possibilitam às empresas adquirirem serviços e produtos que elas necessitam sem afetar o seu fluxo de caixa.
Outra forma de impulsionar o crescimento dos negócios por meio de permutas é investir em serviços de marketing. Sua empresa pagará por eles a partir das trocas multilaterais e o resultados destas ações será o aumento das vendas, não somente em permuta, mas também em dinheiro.
MITO. O Brasil é um dos países de vanguarda quando o assunto é permutas corporativas. Nosso país conta com empresas especializadas nesse tipo de negociação.
Inclusive, nós, da Permute, somos referência neste mercado. Em 2023, movimentamos mais de 70 milhões de UP$ e batemos todos os recordes no que se refere à conquista de novos clientes, atração de novas empresas e negócios fechados.
Mais um MITO. As permutas corporativas servem para potencializar o crescimento de empresas de todos os portes e segmentos.
Por sinal, pequenas e médias empresas encontram muitas vantagens em aderir a esse sistema, pois assim elas têm acesso a produtos e serviços que necessitam sem abrir mão de recursos financeiros.
MITO. Muitas pessoas acreditam que a colaboração entre empresas por meio de permutas é apenas uma moda passageira, mas isso está longe de ser verdade.
A economia colaborativa tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil e no mundo, e as permutas multilaterais corporativas têm muita sinergia com este novo momento.
Esse tipo de negociação é uma estratégia de alta sustentabilidade, que pode ser traduzida como uma fonte inesgotável de inovação e vantagem competitiva.
MITO. Apesar de ser muito comum empresas de um mesmo setor realizarem negociações entre si por meio de permutas, negócios de setores diferentes também podem se beneficiar dessa prática, inclusive efetuando trocas estratégias entre produtos ou serviços complementares.
Somos a rede mais completa de trocas multilaterais corporativas do Brasil. Estamos há duas décadas no mercado de permutas corporativas de produtos e serviços.
Nosso foco é proporcionar aos nossos clientes um infinito leque de oportunidades e negócios, contribuindo para o crescimento do setor empresarial em diversos ramos.