Hoje, 4 de agosto, é comemorado o Dia do Documentário Brasileiro. E para celebrar essa data, trouxemos um top 10 de docs brasileiros que você PRECISA assistir. Se liga!
1 – CABRA MARCADO PARA MORRER
O documentário começou a ser produzido em 1964, inicialmente, iria retratar a história do líder da liga camponesa de Sapé, na Paraíba, João Pedro Teixeira, assassinado em 1962. No entanto, com o golpe militar, no dia 31 de março, a locação no engenho da Galiléia foi cercada, e as filmagens interrompidas. Após 17 anos, Coutinho retornou à região e reencontrou a viúva de João Pedro, Elisabeth Teixeira – que estava vivendo na clandestinidade, e tantos outros camponeses que participaram das gravações. Essa obra deu projeção nacional a Eduardo Coutinho.
Assista aqui.
2 – NOTÍCIAS DE UMA GUERRA PARTICULAR
O documentário é baseado em entrevistas de personagens envolvidos na rotina do tráfico de drogas no Rio de Janeiro. O filme expõe falas de criminosos, policiais e moradores do morro Dona Marta, comunidade localizada no Botafogo, zona sul carioca. A obra conta com a participação do capitão Rodrigo Pimentel, que anos depois seria a inspiração para um dos personagens mais controversos do cinema nacional: o Capitão Nascimento.
Assista aqui.
3 – ILHA DAS FLORES
O curta de Jorge Furtado, com texto de Cecília Meirelles, faz uma crítica às desigualdades sociais geradas pelo sistema capitalista e a ausência de políticas públicas para solucionar a miséria de parte da população brasileira. O documentário mostra como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos.
Assista aqui.
4 – ABC DA GREVE
O filme acompanha a trajetória de 150 mil metalúrgicos na região do ABC que estão lutando por melhores condições de trabalho, salários e vida. Sem obterem êxito em suas reivindicações, o grupo decide entrar em greve, desafiando os patrões e, sobretudo, a ditadura militar.
Assista aqui.
5 – VAI QUE DÁ: A CARA DAS STARTUPS BRASILEIRAS
A série de webdocumentários apresenta seis empreendedores brasileiros que buscam inovar e revolucionar suas respectivas áreas de conhecimento. As histórias servem de pano de fundo para mostrar um pouco mais sobre o empreendedorismo brasileiro como um todo.
Assista aqui.
Leia também: 5 lições que as Olimpíadas nos ensinam sobre empreendedorismo