Hoje, dia 13 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Rock. Mas, a gente não veio falar só sobre rock. O post de hoje vai te inspirar com histórias de astros do rock pra lá de especiais que ampliaram os talentos do palco para os negócios.
Isso mesmo, lendas musicais como Paul McCartney, Bono Vox, Gene Simmons, Marcelo Bonfá, entre outros, não se contentaram com a carreira na música e levaram suas habilidades de gestão para o empreendedorismo.
Se liga!!
O vocalista do Iron Maiden, Bruce, é um multiempreendedor. O rockeiro investe em empresas de aviação, turismo espacial, drones e cerveja e tem ainda dinheiro alocado para um projeto de um dirigível.
Com uma fortuna estimada em 100 milhões de libras o milionário nem pensa em parar de trabalhar. “Está difícil equilibrar todas as atividades, mas ainda tenho muitos projetos em mente”, disse em uma entrevista exclusiva para a Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
O astro do U2 também investe seus talentos em projetos de empreendedorismo. Além de ajudar a fundar a Elevation Partners – grupo de investimento focado em empresas de mídia, entretenimento e tecnologia – Bono, ao lado da esposa, também foi responsável por fundar uma marca de roupas que tem como objetivo criar oportunidades de trabalho para o continente africano, a EDUN.
Curiosidade: A Elevation Partners é responsável por 1% das ações do Facebook.
Vocalista de um dos grupos de pop rock mais bem-sucedidos dos anos 2000, Gwen Stefani é um nome de peso na música e, no mundo dos negócios, não foi diferente. A cantora é estilista e, em 2004, lançou sua própria linha de roupas e acessórios, a L.A.M.B, que, em menos de dez anos, foi apresentada na New York Fashion Week.
O lendário baixista do Kiss é também um empreendedor em série. O norte-americano é dono de uma gravadora, fundador de um time de futebol americano e de uma rede de restaurantes (cuja temática é rock’n’ roll).
Simmons também tornou-se referência em construção de marca, desenvolvendo mais de 2 mil produtos que levam o nome da banda ou sua imagem.
Baterista de uma das maiores bandas da história do Rock, Marky Ramone trilhou um caminho bem diferente depois da carreira musical. O rockeiro criou um molho de tomate que leva o seu nome e é vendido exclusivamente nos Estados Unidos. Surreal, né?
Não bastasse o sucesso musical que os Beatles fizeram e fazem em todo o mundo, um dos fundadores dessa banda icônica, Paul McCartney não se contentou com o sucesso nos palcos e também ampliou sua atuação para o mundo dos negócios. O inglês fundou, em 1970, a MPL Communications, uma editora de músicas com sede em Londres. O negócio cresceu tanto que hoje eles possuem escritórios até nos Estados Unidos.
Pensaram que os brasileiros ficariam de fora da lista? Claro que não!! Aqui também existem sucessos empreendedores e um deles é o vocalista do CPM 22, que se tornou sócio do chef Henrique Fogaça no restaurante Cão Véio, um pub presente em várias cidades do Brasil.
E pra fechar, o ex-baterista do Legião Urbana também se inclui na lista dos rockeiros empreendedores. Bonfá criou uma marca de cachaça artesanal orgânica produzida no interior de Minas Gerais, chamada Perfeição, que é responsável por produzir 4 mil litros de cachaça por ano.
E aí, gostou das curiosidades? Com essas histórias fica cada vez mais claro que não é necessário estacionar a carreira em um só mercado, não é mesmo? Se até os astros do rock se desafiaram na moda, na tecnologia e até na gastronomia, você também pode!
Com garra, foco, preparação e muita dedicação, é possível chegar em qualquer lugar 😉
Um Feliz Dia do Rock a todos os rockeiros que marcaram nossas vidas! Em especial àqueles que se dedicam a carreiras além dos palcos.
Leia também: Como usar a permuta corporativa como benefício para o seu negócio!